segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Suflê de chocolate em duas versões

Cremosos, leves e delicadamente doces... Os suflês são ótimas opções de sobremesas para aquecer noites de inverno...



Vamos hoje conferir duas receitas com chocolate meio amargo e chocolate branco..

Suflê de chocolate

Ingredientes:

Para o creme de chocolate:
115g de chocolate meio amargo
500ml de leite
1 fava de baunilha
4 gemas
80g de açúcar
60g de farinha de trigo
6 claras
30g de açúcar

Para decorar:
Cacau em pó sem açúcar

Preparo:

Para o creme:
Pique finamente o chocolate e derreta-o em banho Maria. Ferva, em fogo branco o leite com a fava de baunilha, cortada ao meio (antes raspe o interior com a ponta de uma faca). Retire do fogo.
Em uma tigela, bata com o batedor as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e espessa. Depois acrescente a farinha. Retire a fava de baunilha do leite, despeje metade do leite aromatizado com a baunilha ainda quente sobre a mistura de gema, açúcar e farinha e misture bem. Acrescente o restante do leite, depois despeje tudo na panela. Cozinhe em fogo brando, mexendo sem parar com uma espátula de silicone até engrossar o creme. Deixe ferver por 1 minuto, continuando a mexer com a espátula. Despeje esse creme sobre o chocolate e misture bem. Cubra a superfície do creme com filme plástico e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de suflê de 23cm de diâmetro e salpique-a com açúcar.

Bata as claras até que fiquem espumosas. Junte aos poucos um terço dos 30g de açúcar e continue a bater até que as claras se tornem lisas e brilhantes. Depois acrescente delicadamente o restante do açúcar e bata até que as claras fiquem firmes.
Com a ajuda de uma espátula flexível, incorpore delicadamente as claras em neve, em três adições, ao creme de confeiteiro de chocolate. Despeje a mistura em uma fôrma de suflê, preenchendo-a até a borda. Iguale a superfície com a espátula. Asse durante 45 minutos aproximadamente, até o suflê crescer bem. Ao retirá-lo do forno, salpique o suflê com cacau e sirva imediatamente.




Suflê de chocolate branco

Ingredientes:

Para o creme de chocolate branco:
125g de chocolate branco
300ml de leite
4 gemas
80g de açúcar
20g de farinha de trigo
10 claras
80g de açúcar

Para decorar:
Açúcar de confeiteiro

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga seis ramequins de 8cm de diâmetro e salpique-os com açúcar.

Para o creme:
Pique o chocolate e coloque-0 em uma tigela. Em uma panela, ferva o leite e depois retire-o do fogo. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e espessa. Acrescente a farinha de trigo. Despeje metade do leite quente sobre a mistura de gema, açúcar e farinha e misture bem. Junte o restante do leite e depois despeje tudo em uma panela. Deixe cozinhar em fogo brando, mexendo sem parar com uma espátula de silicone até que o creme engrossar. Deixe ferver por 1 minuto, sempre mexendo. Retire a panela do fogo, despeje sobre o chocolate picado e mexa bem. Cubra a superfície do creme com filme plástico e reserve até sua utilização.
Bata as claras até que fiquem espumosas. Junte aos poucos um terço do açúcar e continue batendo até que fiquem lisas e brilhantes. A seguir, despeje delicadamente o restante do açúcar e bata até que fiquem bem firmes.

Com uma espátula flexível, incorpore delicadamente as claras em neve, em três adições, ao creme de chocolate branco. Distribua essa preparação nos ramequins preenchendo até a borda e alise a superfície.

Asse por 20 minutos, até que os suflês tenham crescido bem. Em seguida, salpique o suflê com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente.