quarta-feira, 16 de março de 2011

Trufas de chocolate

A Páscoa está se aproximando, dia perfeito para presentear com chocolate. Hoje nosso post será dedicado às receitas de deliciosas iguarias feitas com puro chocolate nobre.

As trufas de chocolate são doces relativamente fáceis de preparar, por ser o chocolate como ingrediente principal, só devemos ter paciência e respeitar o seu tempo de preparo. Ótima opção para presentear nossos amigos e familiares.



O procedimento básico de trufa é fazer uma massa de chocolate com creme de leite e logo em seguida levado para descansar em refrigeração até obter uma consistência maciça, porém cremosa. Posteriormente enrolamos somente no cacau em pó, ou banhamos em chocolate para criar casquinha, simulando então um bombom trufado.

Trufa de canela e pistache

Ingredientes:

Massa:
180ml de creme de leite fresco ou de caixinha
1 colher (sobremesa) de mel
1 colher (chá) de extrato de café
1 colher (sopa) de leite em pó
1 colher (sobremesa) de glucose de milho
300g de chocolate ao leite processado
200g de chocolate meio amargo processado
1 colher (sobremesa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de licor de cacau
1 colher (sopa) de rum

Banho de chocolate:
400g de chocolate ao leite processado
100g de chocolate meio amargo processado

Cobertura:
100g de pistaches torradas e processados

Preparo:

Massa:
Leve ao fogo em uma panela média o creme de leite, o mel, o extrato de café, o leite em pó e a glucose de milho, quando levantar fervura, desligue o fogo, acrescente os chocolates picados, a canela em pó, o licor e o rum. Misture tudo muito bem até obter uma mistura lisa e homogênea. Espalhe a massa em um refratário grande, cubra com filme plástico e leve a geladeira por 4 horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte, modele a massa bem gelada no formato de bolas, leve à geladeira novamente (para que as trufas fiquem bem firmes).

Banho de chocolate:
Em uma panela, derreta em banho-maria os chocolates. Depois de derretido, dê o choque térmico em pedra mármore, batendo o chocolate com uma espátula até que o mesmo esteja totalmente frio, porém liquefeito. Em seguida, banhe as trufas no chocolate já frio, e passe em seguida no pistache, coloque sobre papel manteiga e leve à geladeira por aproximadamente 5 minutos (apenas para secar o chocolate). Retire da geladeira e sirva.

Trufa de limão



Ingredientes:
250g de chocolate branco
1/2 lata de creme de leite sem soro
1/4 xícara (chá) de suco de limão
1 colher (café) de raspas de limão
Essência de limão
Corante alimentício verde
300g de chocolate branco para banhar

Preparo:
Pique a primeira medida de chocolate branco e transfira para uma tigela de vidro ou inox, acrescente o creme de leite e leve ao banho-maria até derreter e ficar homogênea. Acrescente o suco, a essência, raspas e o corante alimentício, misturando bem. Leve à geladeira, por 12 horas.
Modele as trufas e leve novamente para gelar.
Derreta a segunda medida de chocolate branco e banhe as trufas. Coloque em papel manteiga para secar o chocolate e sirva em seguida

Trufa de avelã



Ingredientes:
Massa:
250g de chocolate de cobertura ao leite picado
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
1 colher (sobremesa) de leite em pó
1 colher (sobremesa) de rum
60g de avelãs levemente torradas e processadas

Cobertura
500g de chocolate de cobertura ao leite, processado
200g de avelãs processadas ou chocolate em pó para polvilhar

Preparo:
Massa:
Derreta o chocolate em banho-maria e adicione os demais ingredientes, misturando bem. Leve a geladeira por 4 horas ou até a massa endurecer. Enrole as trufas, formando bolinhas com uma colher (chá) de massa e recheando com avelãs inteiras caso deseje.

Cobertura:
Derreta o chocolate da cobertura em banho-maria. Passe nelas as trufas e polvilhe com as avelãs ou o chocolate em pó. Depois de secas, coloque-as em fôrmas de papel marrom. Decore a gosto.






Visite o nosso site e veja as opções de cupcakes para a Páscoa também...