quarta-feira, 2 de junho de 2010

Primeira receita e Cursos de Junho

Olá pessoal, desde já queria agradecer os comentários e aos meus novos seguidores. Hoje irei postar a minha primeira receita.

Como Chef de Confeitaria, gosto de trabalhar com receitas simples, porém com sabor intenso e agradável. Esse Cake Marmorizado de cacau traduz minha tendência. A primeira vez que fiz, fiquei impressionado, com tanta delicadeza e aquele gostinho de manteiga que só um bolo sabe proporcionar.

Cake Marmorizado de Cacau




Ingredientes
3/4 xícara (chá) de manteiga
1½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
1 xícara (chá) cheia de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó


Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em uma panela, derreta a manteiga em fogo brando. Em uma tigela, peneire a farinha e o fermento juntos. Quebre os ovos e separe as claras das gemas em dois potes diferentes.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar. Incorpore as gemas e misture até a massa ficar homogênea. Adicione a farinha peneirada. Bata as claras em neve e adicione-as à massa. Em seguida, divida a massa em duas partes iguais.
Peneire o cacau e incorpore-o a uma das partes.
Unte uma fôrma para cake de 22cm de diâmetro e forre com papel-manteiga. Despeje a metade da massa sem cacau. Em seguida, cubra com a massa com cacau, e termine com o restante da massa sem cacau. Leve ao forno e deixe assar por 50 minutos. Verifique se o cake está pronto espetando-o com a ponta de uma faca, que deve sair seca.
Desenforme assim que retirar do forno. Deixe esfriar antes de servir.



Segue a minha programação de cursos do mês de Junho:

08/06 – Cupckes Decorados
Local: Celdom Gourmet (www.celdom.com.br/celdomgourmet)
Inscrições: 3958-0706 / 7713-9921 / 7714-7001
Horário: 19h
Receitas:
• Cupcake de brownie com Cheesecake
• Minicupcake de chocolate com laranja cristalizada

24/06 – Tortas para impressionar
Local: Atelier da Confeitagem (www.atelierdaconfeitagem.com.br )
Inscrições: 2568-4184
Horário: 14h
Receitas:
• Torta de nozes com baba de moça
• Torta mesclada de chocolate e maracujá

26/06 – Panificação: Pizzas
Local: Casa Atelier Gourmet (www.casaateliergourmet.com.br )
Inscrições: 3204-0757
Horário: 15h
Receitas:
• Massa básica de pizzas
• Variações: Marguerita, mussarela defumada com alho poro, chocolate e outras.

29/06 – Doces clássicos Franceses
Local: Celdom Gourmet (www.celdom.com.br/celdomgourmet)
Inscrições: 3958-0706 / 7713-9921 / 7714-7001
Horário: 15h
Receitas:
• Dacquoise de amêndoas com chocolate
• Mil folhas trufado de passas ao rum

Um comentário:

  1. Fiz esta sua receita de bolo e todo mundo gostou bastante aqui em casa. Fiquei com medo de colocar o chocolate em pó (não usei cacau porque não tinha) depois das claras em neve, mas deu certo. Só acho que ficaria ainda um pouquinho mais fofo se colocasse antes, mas aí daria mais trabalho porque teria que separar as massas previamente. A massa rendeu pouco, fiquei até com medo de não dar na forma (fiz em forma pequena de furo no centro, de pudim), a massa ficou parecendo poucoa, mas o bolo cresceu muito bem e ficou lindo. Gostei também que não ficou muito doce e, caso quizesse, poderia colocar uma cobertura em problema algum. Também não forrei a forma com papel manteiga porque não tinha, fiz o tradicional, margarina + farinha de trigo. Também não tinha manteiga em casa e fiz com margarina, creio que o resultado seria levemente diferente, pois a margarina após batida na batedeira, esfrio rapidamente e ficou dura, antes que eu colocasse a farinha, mas aí eu bati de novo e ela ficou cremosa. Tô querendo muito aprender variações de cupcakes, já tenho uma receita maravilhosa aqui que faço sempre, mas quero umas opções de cobertura e recheio para poder comercializar. Adoro seu blog, o conheci através do meu marido que é seu aluno na UNISUAM. Parabéns pelo seu trabalho! Bjs!

    ResponderExcluir